História

História

No ano de 2011, numa iniciativa do Dr. Léo Pastori Filho e algumas pacientes, criou-se o Grupo Amigos do Centro de Oncologia de Marília (COM), num espaço cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Marília, realizam-se desde então reuniões quinzenais, onde o objetivo principal é discutir, educar e acolher pacientes portadores de câncer, em especial o de mama, e seus familiares.

O objetivo inicial deste Grupo foi criar um espaço onde houvesse uma interface entre uma paciente que acabou de receber o diagnóstico com pacientes que já fizeram o tratamento, seja a mastectomia, a reconstrução, a quimioterapia e a radioterapia. Essa seria uma nova terapia no enfrentamento da patologia, num ambiente descontraído, na presença de uma equipe multidisciplinar, contamos com Médico, Psicóloga, Enfermeira, dentre outros profissionais que estão relacionados com a maneira humanizada e acolhedora que tratamos o problema.

Com o passar dos anos o Grupo foi crescendo, então nos tornamos uma Associação onde além dos encontros quinzenais e acolhimento dos pacientes, realizamos também campanhas destinadas à conscientização sobre o câncer e importância do diagnóstico precoce da doença, na cidade de Marília e região.