Câncer de Mama, é o segundo em número de casos que acomete a população feminina. A estimativa é que em 2018 sejam diagnosticados 60.000 casos novos de Câncer de Mama no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 1 em cada 8 mulheres vai apresentar Câncer de Mama ao longo de sua vida.
Em nossa cidade seriam esperados 200 novos casos a cada ano, mas a realidade é assustadora: bem menos da metade desses casos vem sendo descoberto ao ano em Marília.
Nos últimos 20 anos realizamos mais de 1.600 procedimentos de reconstrução mamária, o que certamente contribuiu para a diminuição do impacto do Câncer de Mamaem nossa cidade, mas esse número ainda é pequeno perto da realidade em Marília e região. Isso sempre nos incomodou e muito.
No ano de 2011 criamos o Amigos do Centro de Oncologia de Marília (COM) com a missão de apoiar, orientar e dar suporte humanizado a pacientes com câncer e familiares. Desde então o grupo vem crescendo na luta contra o Câncer de Mama, uma luta de todos nós.
Em 2018, iniciamos a Campanha ?Amigos do COM” com o objetivo de construir o Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília, que irá atender pacientes do SUS em toda a região, com a realização de ultrassom, mamografia e biópsia num único dia, encurtando o tempo de diagnóstico que hoje é estimado em mais de um ano, diminuindo a mortalidade da doença através da detecção precoce do Câncer de Mama, quando a chance de cura é superior a 90%.
Portanto, esse é o nosso objetivo, aumentar a chance de cura do Câncer de Mamaatravés dos serviços prestados pelo futuro Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília, e gostaríamos de convidá-lo para fazer parte da construção desse sonho conosco.
Nosso Muito Obrigado.
Léo Pastori
Presidente do Amigos do COM